terça-feira, 10 de novembro de 2009

Pelo fim do mau humor.


Pois bem, vamos reconhecer que todo mundo tem o direito de, algum dia, amanhecer azedo e sem vontade de ver a cara de ninguém. Acontece, à vezes. A vida moderna, o estresse, as dívidas, a política, o seu time de futebol, mas para tudo há limite. Vejam só: de manhã cedo, primeira hora de trabalho, o sujeito cumprimenta o companheiro: “Bom Dia!”, o outro dá um grunhido rouco; o primeiro pergunta: “Que mal humor é esse?”, resposta: “Você é dentista por acaso, para eu ter de mostrar os dentes”. Credo! A história é real, eu vi e ouvi. Pois, um carrancudo e mal humorado desses vai envelhecer mais cedo, além de dar mostras de ser um tremendo mal educado: a um “Bom dia” se deve responder com outro, sempre. Mesmo que sua mãe tenha morrido ontem, nunca perca a oportunidade de ser educado. O mundo ao nosso redor não tem culpa dos nossos dramas, passar para os outros nosso azedume é falta de maturidade.

Gente azeda é insensível aos outros e quer contaminar a todos com sua carranca. Já viram como é bom estar ao lado de uma pessoa alegre e educada? Gente assim é que te eleva o astral. Conheço pessoas que têm medo de mostrarem-se educadas e alegres por receio de serem tidas como fúteis. Ora, você pode ser sério com bom humor, além do que, cara feia não é indicativo de sobriedade. Na verdade, não há quem não se sinta bem ao lado de uma pessoa educada e de bom humor, desde que não haja exagero. Não é preciso andar por aí rindo à toa feito o “bobo da aldeia”. Use de gentileza sempre que puder, descubra o prazer de ser educado, de ser útil, de fazer pequenos favores sem esperar nada em troca. Descubra os “invisíveis”, aqueles por quem você passa e não nota a presença. Dê um presente a um amigo sem que seja o aniversário dele. Se alguém quiser desabafar, escute. Aliás, busque escutar sempre mais do que falar, é por isso que temos dois ouvidos e uma só boca.

O quê? Você não tem tempo para isso? Isso é conversa mole sua! Ninguém perde tempo na solidariedade. Por um instante, esqueça-se dos seus próprios dramas e seja solidário com o drama alheio. Descubra que todas as pessoas e todas as coisas têm sua importância. Sua vida vai melhorar? Quem pode saber? Isso só depende de você, mas acredite, você vai se sentir imensamente bem. Por isso, se alguém lhe desejar um bom dia, responda educadamente, de bom humor, com um sorriso na cara: “Bom dia para você também!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...