quinta-feira, 21 de maio de 2009

Somos nós que mandamos.


            Caros amigos, o explorador inglês, Sir James Clark Ross, disse uma frase que me pôs a pensar: “Um político pensa na próxima eleição; um estadista, na próxima geração”. Acho, por isso, que o Brasil não tem mais estadistas. Há algum tempo, também, ouvimos dizer que o Congresso atual é o pior Congresso que o Brasil já teve o desprazer de abrigar. Também concordo. Aturamos uma escória política que nos envergonha. E levaremos décadas para corrigir essa nódoa. A “Geni” do momento é o Senado, com seu vergonhoso loteamento de funções de diretoria, farra das passagens aéreas com nosso dinheiro, uso indevido de residências, e por aí segue o lixo. E os nossos senadores? Não sabiam nada? Só o Simom, com sua pose de moralista, tem um “século” lá dentro. E quem é esse outro sujeito que temos de aturar, o tal Deputado Sérgio “tô me lixando” Moraes? Saiu daqui, ó, deste rio-grande “politizado”. “Estou me lixando para a opinião pública. Até porque a opinião pública não acredita no que vocês escrevem. Nós nos reelegemos mesmo assim.” Assim eles pensam. E o pior..., têm razão. Nas próximas eleições, serão os mesmos..., de novo. E não adianta o Zé Povo chorar. Pois, é aí que reside o nosso paradoxo social. Como sociedade somos cidadãos. E como tal somos responsáveis pelos políticos que temos. Esse é o grande barato da democracia. Mas, o que nos falta enquanto cidadãos é cultura, educação e consciência política. Não temos a menor idéia do que é ser um político a serviço do povo, do quanto ele nos deve obrigação sobre o que faz com o seu mandato. Ora, somos nós que mandamos. Temos o poder da escolha. “Ah, não gostei de ninguém!”, tudo bem! Vote em branco, vote nulo.  Não se deve escolher alguém só por que ele é o “menos ruim”. Assim, nunca sairemos da condição de analfabetos políticos. Nunca seremos cidadãos de verdade enquanto não nos respeitarmos como cidadãos e não como meros portadores de carteira de identidade. Nunca seremos um país desenvolvido enquanto formos pobres. E não deixaremos de ser pobres enquanto nosso povo for inculto. E cultura e educação devem vir sempre antes do ensino.

 Pensem nisso.

2 comentários:

  1. Está faltando é ação do povo também! Enquanto não se mexe no bolso o brasileiro, ninguém se importa se os políticos estão cada vez mais corruptos. Pois eu votarei em branco nas próximas eleiçoes e acredito que a maioria dos brasileiros deveria fazer o mesmo. É um protesto! Uma forma de dizermos: vocês acham que estão enganando a quem?

    ResponderExcluir
  2. Esta questão do voto é bastante polêmica. Não posso votar no "menos ruim" (coisa que há anos faço), mas como deixar o pior vencer? Se houvesse mais força de vontade, mais iniciativa, quem sabe o meu filho, e meus nestos, poderiam viver em um Brasil digno. O problema é que não vejo nem um sinal de boa vontade... Nem de longe...

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...