quinta-feira, 20 de março de 2008

Passividade bovina.


Caros amigos, Nietzche disse qualquer coisa como a raça humana possuir comportamento bovino; não pensa, precisa ser conduzida e aceita docemente o abate. O comportamento do povo brasileiro, durante esta gravíssima crise moral e institucional que atravessamos, parece confirmar o pensamento do filósofo alemão. Indolentes e temerosos, eis o que somos. Indolentes, por que perdemos nossa capacidade de indignação diante de tudo que está aí. Não nos chocamos mais com a corrupção endêmica que assola todas – eu disse todas – as nossas instituições. Temerosos, por que, frouxos como somos, temos medo de perder as benesses que o Estado paternalista nos dá: bolsa-escola, bolsa-família, vale-gás, vale-transporte e por aí vai. Isso tudo é esmola governamental –desviada do objetivo o mais da vez – pela qual o poviléu enche de votos a camarilha governamental.
Não se pode dizer o que é pior, se o eleito ou o eleitor; eu não tenho dúvidas que esse Congresso que aí está, mais sujo que pau de galinheiro, metido até o nariz na sua própria sujeira, será reeleito. E o nosso bom, inocente - e alienado - metalúrgico presidente? Esse nunca soube de nada. As coisas acontecendo na sua ante-sala e ele sem saber de nada. Oh, criatura inocente e boa! Só por isso, toma lá mais quatro anos.
O Vice-Presidente da OAB, Aristóteles Ateniense, disse que a entidade “desistiu do pedido de investigação de Lula porque não pode confiar o julgamento ao Congresso carcomido pela corrupção e porque o povo não tem demonstrado interesse pelo assunto”. O que será pior, um povo desesperado ou um povo indolente? Por muito menos que aí está, os caras pintadas derrubaram o Collor de Mello. Um povo desesperado derrubou a Bastilha, ceifou mil cabeças e instalou o terror; um povo indolente e temeroso encheu o Partido Nazista de votos, elegeu Hitler e permitiu que ele controlasse o Estado. O povo brasileiro precisa reencontrar seu caminho. Estamos perdendo terreno para os canalhas que elegemos e para o crime organizado. E isso tudo em nome da manutenção dessa ditadura constitucional que libera Hábeas Corpus aos malandros de gravata e cuida dos direitos humanos dos marginais, em detrimento dos direitos das vítimas que, ao final, seremos todos nós.
Pensem nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...