quinta-feira, 29 de novembro de 2007

O lobo do homem.




O ser humano é o mais selvagem e cruel dos animais que se arrastam sobre a Terra. Insatisfeito e incapaz com sua própria miséria, diverte-se, compraz-se com a miséria dos seus semelhantes; e, se possível, conduz a quem puder para dores maiores. Sem piedade, sem misericórdia, sem perdão. O homem é sempre o lobo do homem.
Terça-feira, 27 de novembro, final do dia, o sol agoniza por detrás da Igreja Matriz. No centro da cidade, a Rua Victor Barreto está intransitável, carros da polícia e do Corpo de Bombeiros ocupam a via. No alto dos sete andares de um prédio, em pé sobre o parapeito, um jovem de uns vinte e cinco anos parece perdido, vago, mergulhado sabe-se lá em que dores. Não aceita que ninguém dele se aproxime e lá permanece por mais de doze horas. Está drogado? Quer suicidar-se? Tem problemas mentais? Isso agora não vem ao caso, o rapaz foi resgatado pela manhã da quarta-feira. O apartamento, logo abaixo dele, fez-se posto de comando para o resgate. Lá estavam os bravos bombeiros carentes de apoio material, os familiares, amigos e pessoas estranhas, mas, de boa vontade, prontas a socorrer. Porém, há uns cinqüenta metros dali, sobre a passarela da estação do metrô, uma pequena multidão se comprimia; pode-se dizer que era uma malta que exultava ou uma matilha que aguardava saboreando o final com a desgraça que se anunciava. E gritavam para que o jovem se arrojasse, que saísse voando dali.
Artigo 122 do Código Penal: Instigação ou auxílio a suicídio. Pena: reclusão, de dois a seis anos. Mas, para aquelas pessoas, a pena legal não significa nada, por que moralmente estão mortas... ou ainda não nasceram; ainda são os lobos que se deliciam com o sangue de outros homens. Os homens e mulheres do apartamento de baixo dão-nos a esperança de que este mundo vai conhecer tempos melhores. Mas, os que se saciavam com a desgraça alheia na passarela dão-nos a triste perspectiva de que esses tempos melhores ainda estão muito longe de nós. Infelizmente.

Um comentário:

  1. Caro Amigo,
    Antes as pessoas se aglomeravam levadas pela curiosidade do fato. Embora n�o fosse correto, era poss�vel ser explicado, uma vez que a curiosidade faz parte da natureza dos homens. Mas o lament�vel � a constata�o de que n�o lhes basta mais a posi�o de espectadores; como diretores, querem poder dizer aos personagens como estes devem agir, e como escritores, querem poder mudar o final da hist�ria. Talvez a televis�o os tenha ensinado a serem assim... "Se voc� acha que ele deve dar valor � vida e desistir, disque: 0800X... Mas se voc� acha que a vida n�o tem valor algum e, por isso, ele deve pular, disque: 0800Y".
    N�o sei se ainda podemos classificar como �racionais� aqueles que perderam a no�o do �certo� e do �errado�.
    Abra�os, Limeira

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...