terça-feira, 2 de dezembro de 2008

É a hora da omelete.



Caros amigos, impossível não voltar ao tema; mas, como a resposta não vem, pergunta-se de novo: até quando, enfim, o cidadão pacato, ordeiro e de bem será refém do medo, da violência, da criminalidade, do estado paternalista cujas leis defendem mais os canalhas que os homens de bem? Ora, apesar da retórica, a resposta é simples! Duvido, no entanto, que algum “governante” tenha a coragem de responder com sinceridade, de acordo com os ditames do coração. Isso porque o governante é uma imagem externa, depende do voto, age e fala de acordo com o politicamente correto. Fosse sincero, dissesse o que realmente pensa, perderia muitos votos! Mas, a resposta para a pergunta inicial é simples: a diminuição da criminalidade só se dará quando o Estado mostrar-se mais poderoso que o bandido. Simples!

Não é possível que no Brasil, aliás, como “nunca antes na história deste país”, se continue tratando a criminalidade como mera questão social. Bolsa-família, bolsa-escola, vale-transporte, vale-refeição, soldado-cidadão, primeiro emprego, etc., nada disso fez  ou fará diminuir a violência, talvez não em curto prazo. Aliás, em muitos casos o que se viu foram irregularidades e fraudes causadas por quem deveria gerir tais recursos. Entendo que as políticas sociais devem ser mantidas, mas seus frutos só se colherão em longo prazo.  No entanto, tratar o crime como problema exclusivamente social não passa de uma discriminação estúpida, como a dizer que só o pobre é um bandido em potencial, e não como uma questão de índole. Não conheço nenhum pobre sendo processado por fraude milionária ao sistema bancário. O crime, em qualquer situação, é questão policial e assim deveria ser tratado: dentro da lei, mas com muito rigor. Ou seja, tolerância zero, mas já, agora, para qualquer delito, desde os mais graves, como o homicídio, o latrocínio, o estupro, os assaltos violentos, passando por dirigir embriagado (onde foram parar os bafômetros e as prisões televisivas?), os maus tratos a animais, até a compra de votos por um canalha qualquer travestido de homem público. Mas..., os celulares continuam nas cadeias, continua o foro privilegiado, o policial tem de se justificar se usar as algemas... Com tolerância zero, todo criminoso sabe o caminho que o espera: a cadeia. Mas, que sejam cadeias que recuperem os homens, não esses depósitos de lixo humano.

A questão social pode ser um dos motivadores da violência, é certo. Mas o Estado é tão ausente, impera tamanha impunidade, que é sempre fácil cair no crime e nele permanecer. Só educação e cultura podem gerar cidadania, o paternalismo do Estado, sem uma política social voltada para a educação, gera cada vez mais diferenças sociais. Mantenho esperanças na legalidade do Estado, mas entendo que chega uma hora em que os ovos têm de ser quebrados para se fazer a omelete.

Pensem nisso! 

2 comentários:

  1. Grande Gerson!

    Há quem diga que não sou tão calmo. Mas é porque não estão vendo pela minha perspectiva.rs

    Sinto-me honrado com sua presença no meu humilde blog, do qual tento fazer veículo, meio de soar a voz, para dizer algumas coisas que penso e faço. Obrigado mesmo.

    Quanto à sua postagem, penso que o Estado parece meio refém de algumas situações às quais não consegue levar a bom termo. A pergunta é: por quê?

    Bem, não quero falar por hipóteses, mas que há algo de muito estranho nisso, há.

    Sabe, gostaria de ver uma postagem sua sobre os mastins. Que tal aquela história, não seria interessante, hein?

    Um abraço fraterno em todos aí!!!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite!

    Através do "ex-controlador de tráfego aéreo" cheguei aqui. É outro blog k vale a pena. Parabéns!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...